O CONGRESSO

Aqui você pode conhecer as Edições anteriores do Evento. 

2018 - Produção, Consumo e Poluição
 

João Pessoa, Paraíba

 

Realizado no período de 06 a 10 de novembro de 2018, nas dependências da UFPB – Campus I, João Pessoa, Paraíba. Os trabalhos inscritos foram pautados em 16 eixos temáticos, abrangendo os temas: A biodiversidade dos ambientes terrestres e aquáticos, Causas e Consequências das Mudanças Climáticas, Vulnerabilidades, Riscos e Desastres Ambientais, Políticas Públicas, Projetos e Ações, Cidadania, Legislação e Direito Ambiental, Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas, Turismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Biotecnologia e Fontes Alternativas de Energia, entre outros.

2016 - Natureza, Sociobiodiversidade e Sustentabilidade
 

Nicoya, Costa Rica

 

“Somos todos a UNA pela Mãe Terra”. Com este apelo a Universidade Nacional da Costa Rica – UNA,  celebrou a Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente, no campus Nicoya, Província de Guanacaste, no período de 26 a 29 de outubro de 2016. O Tema Geral “Natureza, Sociobiodiversidade e Sustentabilidade”, propiciou a apresentação de dezenas de trabalhos , pautados nos 18 Eixos  Temáticos socioambientais, a publicação do livro e-book “Terra: Natureza, Biodiversidade e Sustentabilidade” , e a divulgação do “Manifesto Nicoya pela Mãe Terra”, amplamente difundida nos países centro e sulamericanos.

2015 - Paisagens, Solos e Biodiversidade: desafios para um bom viver
 

Santiago, Chile

 

O tema central foi elaborado em sintonia com a 68ª Assembléia Geral das Nações Unidas, que elegeu 2015 como o “Ano Internacional dos Solos”, objetivando a conscientização da sociedade civil sobre a importância do solo; adaptação e mitigação das mudanças climáticas, a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a redução da pobreza. Salientou-se a manutenção das funções ecossistêmicas essenciais e garantindo a segurança alimentar dos povos. 

2014 - Agricultura Familiar, Natureza e Segurança Alimentar

 

João Pessoa - Paraíba

 

O Encontro, realizado no período de 19 a 22 de novembro e reuniu 800 congressistas, foi promovido pela Universidade Federal da Paraíba, em sintonia com a 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que elegeu 2014 como “Ano Internacional da Agricultura Familiar” (AIAF) e nos deu o tema do evento.

2012 - Qualidade de Vida, Mobilidade e Segurança nas Cidades
 

João Pessoa - Paraíba

 

Realizada no período de 20 a 23 de novembro, reunindo 1500 participantes, abordou o Desenvolvimento Sustentável do Planeta, um compromisso assinado durante a realização da Rio–92, onde surgiu a Agenda 21. Inúmeros problemas urbanos seriam solucionados, caso suas cláusulas fossem obedecidas. Após 20 anos, o grande desafio persiste: tornar as cidades sustentáveis e humanamente habitáveis.

2010 - Aquecimento Global, Sociedade e Biodiversidade
 

Recife - Pernambuco

 

Aquecimento global ou resfriamento do Planeta Terra? Estas indagações fazem parte de um elenco de incertezas com que a humanidade se defronta diante da realidade ambiental do mundo atual, mais antropocêntrico e menos holístico. A Conferência da Terra surge como um importante instrumento de conscientização e mobilização da população, um movimento contínuo em prol da saúde planetária.

2008 - Questões Ambientais Globais e Soluções Locais
 

João Pessoa - Paraíba

 

Na relação do homem com a natureza existem dois aspectos a considerar: a convicção de que os seres humanos podem corrigir os danos ambientais. E o alerta à propensão do homem em estragar os ambientes necessários à sua sobrevivência e o temor de que os mecanismos de recuperação da natureza sejam insuficientes para neutralizar os elevados níveis de degradação.

© 2019 por Conferência da Terra. Criado pela Aye! Design