PALESTRANTES

Clique na foto para acessar o Currículo Lattes.

Laura Palomino Caller - Naturopata, Cusco, Peru.

Diretora proprietária da Nature Face EIRL, empresa que promove cursos, pesquisas e voluntariado em prol do meio ambiente, medicina natural e apoio a pessoas com deficiência. Terapêuta Naturopata, com conhecimento em bioenergética, Terapia Floral e Fitoterapia adquirida no Peru, México, Cuba, Espanha. Realiza consultas e conferências de tratamento gratuito para grupos vulneráveis de violência doméstica, deficiência e pobreza no Peru. Fluente no idioma quichua, viaja para conhecer aldeias nativas em diferentes países, compartilhando conhecimentos ancestrais com ênfase no Peru. Dirige a ONG Nawpaq, no Peru, para promover o uso e o reflorestamento de plantas, com a valorização dos nativos e seus idiomas. Apóia jovens surdos em aliança com as ONGs Yachaywasi e Tasky. Ministrou conferências em Zaragoza - Espanha, D.F. - México, Nova York - EUA, João Pessoa - Brasil, entre outros. Premiada com reconhecimento do Rotary Club pelo plano "Vamos preservar o Planeta Terra". Autora do livro "Hábitos que curam doenças graves". Atualmente trabalha em Nova York - consultas virtuais e elaboração de fitoterápicos personalizados.

Pesquisador José Ricardo Martins da Silva (Recife - PE/EMLURB)

Engenheiro Agrônomo pela UFRPE; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB; Professor da UNESF/FUNESO (1981 a 2013) – (disciplinas: Botânica, Ecologia, Paisagismo e Arborização Urbana). Coordenador, Professor e Autor do Projeto de Curso de Pós-Graduação em PAISAGISMO (Lato Sensu), UNESF/FUNESO 1997. Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza – CCEN/UNESF/FUNESO (1997 a 2007); Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, (2010 a 2013), President of Brazil Chapter (SBAU) na ISA – International Society of Arboriculture, (2010 a 2013); Representou a SBAU como Presidente do Capítulo Brasil na 86th Annual conference & Trade Show da ISA, Chicago, (USA) 2010, em Sydney, (Austrália) 87th 2011, Portland (USA) 88th 2012, e em Toronto (Canadá)) 89th 2013. É Engº Agrônomo/Paisagista da Prefeitura da Cidade do Recife/EMLURB desde 1984; Consultor em Paisagismo, Arborização Urbana e Meio Ambiente/Proferiu Palestras Nacionais e Internacionais.

Prof.ª Dr.ª Rosalva de Jesus dos Reis (UEMA)

Possui graduação em Geografia Bacharelado e Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal do Pernambuco e Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. É professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão e Planejamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: unidades de conservação, gestão ambiental, educação ambiental, percepção ambiental e estudos populacionais. Tem experiência na Coordenação de projetos de extensão universitária em Área de Proteção Ambiental. Seu último projeto de pesquisa, com fomento, foi realizado na Reserva Extrativista Marinha de Cururupu - MA. É integrante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (GEDERS), da Universidade Estadual do Maranhão, cadastrado no CNPq.

Prof.ª Dr.ª Luciana Cordeiro de Souza Fernandes (UNICAMP)

Professora Doutora de Direito na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Professora Plena no Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (PEHCT) no Instituto de Geociências - UNICAMP. Possui Doutorado e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), área Direitos Difusos- Direito Ambiental; Especialização em Direito Processual Civil e em Direito Penal e Processual Penal. Graduação em Direito pela Universidade São Francisco. Desenvolve pesquisas nos temas: recursos hídricos, águas subterrâneas, ordenação do solo, geoparque, sustentabilidade, Direito e educação ambiental. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ AQUAGEO AMBIENTE LEGAL da FCA/UNICAMP.

Prof. Dr. Celso Cardoso Gomes (SEE - PE)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade de Brasília (2019), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização no Ensino da Geografia e a Questão Ambiental pela FUNESO/UNESF e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Consultor da MW Ecotur Adventure. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia do turismo, gestão ambiental, desenvolvimento local, educação ambiental, sustentabilidade e turismo.

Prof. Dr. Afonso Peche Filho (IAC)

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia de Água e Solo pela UNICAMP. Doutor em Ciências Ambientais pela UNESP. Atualmente é professor convidado na ESALQ/USP no Curso de Especialização em Manejo de Solos. Tem experiência em Engenharia de Biossistemas, com ênfase em Mecanização Agrícola e Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas. Atua em projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: Métodos para qualificação de lavouras, Avaliação da fragilização de terras pela ocupação e uso agrícola do solo; Metodologia da pesquisa aplicada em desenvolvimento municipal; Modelos de gestão, Diagnóstico agroambiental e Impacto socioambiental em áreas agrícolas. Atualmente trabalha no Centro de Engenharia e Automação do IAC.

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira (UFU)

Professor da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente (ESTES/UFU). Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialização em: Ciências do Ambiente (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Planejamento Urbano (Universidade de Brasília) e Psicopedagogia Clínica (Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires). Professor na Área de "Saúde Ambiental" (ESTES/UFU); atua nas áreas de: Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Dengue, Mobilização Social, Vigilância e Educação Popular em Saúde, Geografia da Saúde/Médica. Professor do Mestrado Profissional - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Instituto de Geografia - UFU). Membro (Coordenação de Educação Básica e Técnica) do Núcleo de Estudos AfroBrasileiros (NEAB) da Universidade Federal de Uberlândia. 

Prof.ª Dr.ª Thaís de Oliveira Guimarães (UPE)

Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco é Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE/PETROLINA). Coordenadora da Rede de Estudos em Geoeducação, Geocomunicação e Sustentabilidade - REGECOS. Cursou parte do doutorado em regime de intercâmbio sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD - Portugal). Mestre em Geociências pela UFPE (2013). Especialista em Ciências Ambientais pelo CINTEP-PB (2010). Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física e Meio Ambiente. Trabalha principalmente com Geodiversidade, Geoconservação (Geoparques, Geoturismo e Geoeducação). Recebeu menção honrosa do prêmio de Teses CAPES 2017, pelo reconhecimento da relevância do trabalho nas geociências. Agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo destacado desempenho e Tese no Programa de Pós-Graduação em Geociências - UFPE.  

Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva (UFU)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais , doutorado em Geografia e Gestão do Território pela Universidade Federal de Uberlândia e Pós-Doutorado em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Docente na Universidade Federal de Uberlândia, na Escola Técnica de Saúde e Coord. Curso Técnico em Meio Ambiente com dedicação exclusiva. Atua principalmente nas linhas de pesquisa, planejamento e gestão ambiental, Qualidade de vida Urbana, Saúde Ambiental.

Prof. Dr. Hermeson Cassiano de Oliveira (UESPI)

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Desenvolveu parte de seu doutorado na Universidade de Leiden, Holanda. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É professor orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS) da Universidade Estadual do Maranhão. É docente permanente do Mestrado Profissional em Biologia (PROFBIO) da Universidade Estadual do Piauí. É vice-coordenador do Núcleo de Especialistas em Briófitas do Brasil (NEB). Tem experiência na área de botânica, com ênfase em taxonomia e ecologia de briófitas, além de atuar no ensino de ciências biológicas.

Prof. Dr. Anderson Pereira Portuguez (UFU)

Geógrafo, professor Associado II do Curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo e Doutor em “Geografia e Desenvolvimento: Território Sociedade e Turismo” pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Estágio pós-doutoral em Geografia Cultural pela Universidade de Brasília. Atua nas seguintes áreas: Geografia do Turismo; Geografia Cultural; Diversidade e Direitos Humanos; Religiosidade popular e matrizes culturais afro-brasileiras; Desenvolvimento local e protagonismo social. É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal PPGEP/UFU. É Presidente do Instituto Ganga Zumba, Seção Minas Gerais e Conselheiro da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares; membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Ituiutaba, 2017-2018); Fundador da Editora Barlavento é autor/organizador de mais de 30 livros, além de ter publicado mais de uma centena de capítulos de livros, artigos científicos publicados em congressos e revistas científicas.

Prof.ª Dr.ª Alecksandra Vieira de Lacerda (UFCG)

Professora da Universidade Federal de Campina é membro permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - CDSA/UFCG e coordena o Laboratório de Ecologia e Botânica. Encontra-se como Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido e está como pesquisadora associada a Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos - INCT-RENNOFITO. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, Ecologia de Comunidades e Ecologia de População, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e dinâmica da Caatinga, gerenciamento e manejo de bacias hidrográficas, etnoecologia, flora e estrutura de áreas ciliares e manejo de lavoura xerófila.

Prof.ª Dr.ª Andrea Maria Calazans Pacheco Pacífico (UEPB)

Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, onde também é coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda) e co-coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR). Pós-doutora em Direito Internacional dos Refugiados pela Universidade de York, Canadá; doutora (PhD), com distinção, em Ciências Sociais pela PUC/São Paulo, com período sanduiche no Center for Refugee Studies da Universidade de York, Canadá; mestre (LLM/MA) em Direito Internacional e Política/Relações Internacionais pela Universidade de Lancaster, Inglaterra; e bacharela em Direito pela UFAL. Tem experiência em deslocados ambientais, migrantes e refugiados; Direitos Humanos e Humanitário; Direito Internacional e regimes e organizações internacionais; capital social; e processos de democratização.

Sergio Chaves (João Pessoa - PB/PMJP)

Servidor da Prefeitura Municipal de João Pessoa desde (1981); Paisagista, Pós-graduação em Paisagismo pela Universidade Castelo Branco – UCB - Rio de Janeiro (2013); Diretor de Paisagismo da Cidade de João Pessoa (1984 a 1987 – 2013 a 2020); Diretor de Urbanização do Governo do Estado da Paraíba (1988); Coordenador da Sub Prefeitura da Região Sul da cidade de João Pessoa (1989 a 1991); Diretor do Parque Zôo Arruda Câmara (1995); Sub Chefe de Gabinete do Prefeito da cidade de João Pessoa (1996); Chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (2001); Integrou a coordenação da implantação do Código Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa (2002); Integrou as Comissões Técnicas Tripartites Estaduais da Paraíba (2004); Secretário, Diretor Regional e Diretor de Gestão da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU (2006 a 2011); Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente da cidade de João Pessoa – COMAM (2017 a 2020); Eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, triênio (2020 – 2022); President do Chapter of Brazil da International Society of Arboriculture – ISA, junto à SBAU, triênio (2020 -2022); Membro do GTPNAU para Elaboração de Proposta de Lei Federal de Política Nacional de Arborização Urbana, para Normalização e Certificação da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (2020) e Membro do CLA - Conselho Latino-americano de Arboricultura (2020).

Prof. Dr. Edson Vicente Cacau da Silva (UFC)

Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza, Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo, Pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba. Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Prof. Dr. Fabrício Silva Barbosa (IFFar)

Bacharel em Turismo e Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), Especialista em Gerência de Marketing e Negócios pela mesma Instituição, Sommelier profissional pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul  (ABS/RS), Mestre em Planejamento do Turismo e da Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – (UNISINOS), linha de pesquisa Planejamento e Gestão da Competitividade. Docente do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja. Possui diversos trabalhos publicados em revistas e eventos internacionais sobre os seguintes temas: Turismo de Eventos, Marketing para Eventos, Enoturismo, Sustentabilidade em Processos Vitivinícolas, Sustentabilidade no Enoturismo e Cadeia Produtiva do Vinho.

Prof. Dr. Fernando Gutiérrez Coto (UNA - Costa Rica)

Profesor Universidad Nacional; Profesor Universidad de Costa Rica; Especialista en Marketing; Áreas de especialidad: Administración, Turismo y Comercio; Presidente del Consejo Regional del Área de Conservación Guanacaste; Miembro del Comité Intersectorial de Cultura de Guanacaste; Ex Presidente Asociación para la Cultura de Liberia; Ex Presidente Museo Regional de Guanacaste; Ex Subdirector del Área de Conservación Guanacaste-SINAC/MINAE; Autor de varios libros y artículos; 20 años de experiencia como conferencista internacional.

Pesquisador Dr. Marcos André Vannier dos Santos (Fiocruz)

PhD em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado em Genética) pela UFRJ. Pesquisador em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Pesquisador em Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq. Atua em linhas de pesquisa em Quimioterapia anti-parasitária e anti-tumoral, Promoção à Saúde e Ensino de Biociências. Uma das patentes depositadas pelo pesquisador ensejou proposta de Ensaio Clínico em doença de Chagas, recentemente aprovada pelo DECIT/CNPq. Docente dos cursos de Pós-graduação: do Instituto Gonçalo Moniz- Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e Patologia Experimental; do Instituto Oswaldo Cruz- Biologia Parasitária e Ensino de Biociências e Saúde (Lato e Stricto Sensu).

Prof. Dr. Normando Perazzo Barbosa (UFPB)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, fez Mestrado em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutorado em Mecânica Aplicada às Construções - Université Pierre et Marie Curie, Paris, Especialização em Concreto Armado no Insitituto Politecnico di Milano. Atualmente é Professor Titular Emérito da Universidade Federal da Paraíba, professor visitante do Departamento de Engenharia de Materiais, membro da Academia Paraibana de Engenharia. Consultor nas áreas de Engenharia Estrutural, Construção Civil, Materiais de Construção. Atualmente está nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e no de Ciência e Engenharia de Materiais. Desenvolve pesquisas sobre materiais de construção convencionais e não convencionais (terra crua, bambu, fibras vegetais, resíduos, materiais cimentícios) e na área de estruturas. Atual coordenador da Rede Brasileira do Bambu, coordenador do comitê de estudos da ABNT "Estruturas de Bambu",organizou texto da proposta de norma sobre projeto de estruturas e ensaios de caracterização física e mecânica do bambu.

© 2020 por Conferência da Terra.